Conhecendo a China, DE VERDADE! Vilarejo Da Fen Cun - 大芬村
O vilarejo Da Fen Cun em Shenzhen ocupa uma área de aproximadamente 0.4 km2 e 300 moradores locais, além dos que vieram de outras regiões que são por volta de 10 mil pessoas.
Antes da abertura comercial, os moradores do local tinham em média uma renda anual de aproximadamente 200 yuanes, cerca de U$ 30 no dinheiro de hoje. Em 89 uma pessoa de Hong Kong chamado Huang Jiang - 黄江 em chinês - que trabalhava com compra e venda de pinturas foi para Shenzhen e gostou do local. Alugou uma casa de um morador local e começou os negócios com os quadros de pintura à óleo, acabamentos, vendas e também iniciando a indústria de importação.
|
Artista com o celular em uma mão e na outra o pincel |
Com a expansão já são mais de 1000 galerias e 10 mil artistas que ocupam Da Fen Cun.
Alguns números de anos atrás impressionam, os valores de exportação já passavam de 200 milhões de yuanes, sendo 90% para o mercado europeu e oriente médio.
Hoje mais de 70% das pinturas do mundo, incluindo as cópias saem deste local.
Existe também um museu de arte no local onde ocorrem exposições.
Publicado por :
Daniel Botura, vive na China desde 2007. Começou seus estudos sobre a China em 2002, quando conheceu a arte marcial chinesa, o kung-fu. Após vários anos treinando o estilo Louva-a-Deus, 螳螂 em chinês, e o boxe chinês, 散打,iniciou o estudo no sistema Wing Chun,永春, do Gran Mestre Yp Man. Formado em Rádio e TV, na UMESP e em língua chinesa na BLCU, em Pequim. Casado com uma chinesa local, é diretor geral da DBC SOLUTIONS, sua própria empresa de consultoria e trading na China.