segunda-feira, 25 de julho de 2016

NA CHINA SEM CHINÊS - 在中国不会中文

Conhecendo a China, DE VERDADE! NA CHINA SEM CHINÊS

Como viver na China sem falar chinês? É possível?

Muita gente me pergunta isso.

Até é. Na verdade sem o chinês e com um pouco de inglês você consegue viver na China. Principalmente em cidades grandes e mais desenvolvidas. Mas com certeza será somente o básico e precisará muito de ajuda de amigos para resolver muitas coisas, além da velha mímica, que em muitos casos podem não ser compreendidas.




Os chineses ainda falam muito pouco inglês se formos pegar pela quantidade da população do país, apesar de estar virando um modo de vida, uma parte do dia-a-dia dos chineses estudar e querer falar inglês, não sendo mais somente uma língua estrangeira. Irei falar sobre isso em um outro blog.

Nas grandes metrópoles da China já há um número razoável de pessoas jovens que falam inglês, claro uma parte ainda está estudando, mas já podendo se comunicar.


Conseguirá se comunicar melhor em inglês em apenas alguns lugares, como hotéis 5 estrelas, aeroportos e feiras internacionais de negócio. Fora desses locais é realmente uma incógnita.

Uma grande parte dos chineses já têm por si uma idéia de quem é estrangeiro não fala chinês de jeito nenhum, e com certeza fala inglês.

Lembro que em 2007 no campus da universidade em Beijing um chinês me parou e diretamente me perguntou se queria ser professor de inglês sem mesmo me perguntar de onde era.


Logo quando cheguei na China, como só sabia bem o básico da língua chinesa tive que me esforçar muitos em algumas ocasiões para resolver o caso, mas isso foi muito bom para o meu estudo da língua.

Até mesmo para pegar um táxi sem o chinês será complicadíssimo a não ser que tenha o endereço escrito, em chinês!

Comprar passagens de trem, supermercados, e outras várias coisas do dia-a-dia, com certeza não conseguirá comunicação em 99,9% dos casos caso não utilize a língua local.

Em cidades menores sem o chinês complica mais ainda a comunicação. Pessoas que sabem falar inglês são menos do que em cidades grandes, até pela concentração de estrangeiros ser menor e portanto não haver essa necessidade.


Alguns lugares ainda falam muito o dialeto local o que complicará ainda mais sua comunicação com os nativos.

Caso venha à China e não tenha por algum motivo conhecimento da língua, tenha um bom dicionário em mãos, prepare anotações em chinês e até mesmo contrate um intérprete para ajudar.

Publicado por :

Daniel Botura, vive na China desde 2007. Começou seus estudos sobre a China em 2002, quando conheceu a arte marcial chinesa, o kung-fu. Após vários anos treinando o estilo Louva-a-Deus, 螳螂 em chinês, e o boxe chinês, 散打,iniciou o estudo no sistema Wing Chun,永春, do Gran Mestre Yp Man. Formado em Rádio e TV, na UMESP e em língua chinesa na BLCU, em Pequim. Casado com uma chinesa local, é diretor geral da DBC SOLUTIONS, sua própria empresa de consultoria e trading na China.www.dbcsolutionschina.com

Siga-nos através do facebook
www.facebook.com/conhecendoachinadeverdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário