domingo, 21 de agosto de 2016

SHENZHEN - 深圳

Conhecendo a China, DE VERDADE! - SHENZHEN - 深圳


A cidade de Shenzhen está localizado na província de GuangDong, ao sul da China, do lado de Hong Kong.

Em minha primeira viagem que fiz para Shenzhen em 2007, a primeira impressão que tive foi que não parece muito com a China. Na época já havia morado e visitado algumas cidades, sendo a maioria históricas, e Shenzhen não traz muito isso em sua arquitetura, além de ser uma cidade litorânea bem típica do extremo sul da China.



Shenzhen em todas as estações, exceto na época mais fria do inverno, tem um clima bem quente e úmido.

Muitos dizem Shenzhen é uma cidade nova e blá blá blá, errado, Shenzhen tem muita história para contar.

Foi lá que vivi aproximadamente 3 anos da minha vida. É uma cidade muito peculiar, alguns anos atrás, aproximadamente 30, era apenas uma ilha de pescadores. Hoje em dia a cidade de Shenzhen já abriga mais de 18 milhões de pessoas, estando entre as 4 grandes cidades da China e com absurda perspectiva de crescimento.


Foto antiga de Shenzhen

Lao Jie , famosa rua de comércio de Shenzhen

A cidade de Shenzhen apesar de estar em um província, responde diretamente a Pequim. É chamado de ´Zona Especial`, e foi a primeira cidade a implementar esse método em 1979 por Deng Xiao Ping. Posteriormente passou a ser a cidade que mais cresce no mundo em algumas pesquisas de anos anteriores.

Shenzhen também está entre as 4 cidades chamadas de primeira linha na China. Existe uma grande diferença dela para as outras 3 cidades, Beijing, Shanghai e Guangzhou, Shenzhen é uma cidade com a maioria da população vindo de fora, de diversas localidades da China. Isso acaba trazendo um certo conforto para quem vem a cidade em busca de algo, pois não tem tanto aquele chamado ´bairrismo`, como ocorre nas outras cidades citadas acima.

A cidade de Shenzhen realmente não é o melhor local para se divertir na China. Apesar de poder oferecer muitas atrações noturnas, bares, restaurante, teatros, concertos musicais, e outros bons divertimentos como grandes shoppings, a cidade ainda deixa um pouco a desejar quando o assunto é diversão, claro isso se comparar com Beijing ou Shanghai por exemplo.

Vista noturna da cidade de Shenzhen

Conhecido como o centro mundial dos eletrônicos, a cidade tem uma rua chamada Hua Qiang Bei, lá pode se encontrar de desde fone de ouvido, até grandes aparelhagens de som, passando por computadores, celulares, video games, e muitas outras coisas eletrônicas. São imensos shoppings com muitos andares somente com equipamentos do ramo. Além das lojas de rua e ambulantes. Grandes empresas como FoxComm que fabrica componentes para a Apple, a Huawei fabricante de celulares, a Tencent gigante de jogos, e muitas outras estão todas em Shenzhen.



A cidade ainda têm bonitas praias e mares, que ficam muito lotadas no verão, até mesmo de noite e de madrugada. As mais famosas são a Da Mei Sha - 大梅沙, em chinês, e a Xiao Mei Sha - 小梅沙, em chinês. A Da Mei Sha é gratuita, a Xiao Mei Sha tem que pagar para utilizar.

Da Mei Sha

Xiao Mei Sha

Para quem gosta de história pode ser visitar o Vilarejo Peng Cheng, que já escrevi também sobre o lugar. Apesar de ser muito pouco conhecido, é enriquecedor no ambito histórico e cultural.




Shenzhen ainda tem a vantagem de estar próximo de Hong Kong e Macau. O porto de Shenzhen é o mais movimentado do sul da China. Isso faz com que acelere o crescimento da cidade.



Pouca gente sabe, mas Shenzhen tem 5 grandes estações ferroviária, são elas a Estação Shenzhen, a Estação Norte, a Estação Leste, a Estação Oeste e a nova em Futian, que é também o nome do bairro da cidade.

A maior estação subterrânea da Ásia é exatamente de Futian, que ficou pronta em 2015. 

Estação Norte Shenzhen


Em Shenzhen conheci e tenho até hoje vários dos meus bons amigos chineses. 

É um lugar especial, foi onde me casei também. 

Quem sabe um dia volte lá ainda!

Publicado por :

Daniel Botura, vive na China desde 2007. Começou seus estudos sobre a China em 2002, quando conheceu a arte marcial chinesa, o kung-fu. Após vários anos treinando o estilo Louva-a-Deus, 螳螂 em chinês, e o boxe chinês, 散打,iniciou o estudo no sistema Wing Chun,永春, do Gran Mestre Yp Man. Formado em Rádio e TV, na UMESP e em língua chinesa na BLCU, em Pequim. Casado com uma chinesa local, é diretor geral da DBC SOLUTIONS, sua própria empresa de consultoria e trading na China.www.dbcsolutionschina.com

Siga-nos através do facebook
www.facebook.com/conhecendoachinadeverdade

Um comentário:

  1. Parabéns, Daniel, pelo seu trabalho de informação sobre Shenzhen. Gostei bastante. Conheço pela internet algumas pessoas de Shenzhen, mas não tinha ainda informações tão precisas como estas. Obrigado.

    ResponderExcluir