Conhecendo a China, DE VERDADE - Ano Novo Chinês e o calendário lunar! - 中国春节与农历的关系
Muito se fala no calendário lunar utilizado no Ano Novo Chinês, mas muito pouco se entende sobre.
Na China como sabemos é utilizado os dois calendários, o chamado de gregoriano, que é o que a maioria dos países usam, chamado de GongLi - 公历 -, e o calendário lunar, o NongLi - 农历.
Normalmente, no dia-a-dia a maioria dos chineses utilizam o calendário mundial para negócios, trabalho, e outros. O lunar é também utilizado ainda em alguns casos, como para aniversário e no ano novo.
Na época do Ano Novo Chinês escuta-se muito falar sobre datas, como o da própria virada do ano, entrada das férias e data da volta ao trabalho. E essas datas são todas contadas pelo calendário lunar, o que realmente confunde a cabeça se não estiver habituado com a forma de usar.
O mês que antecede a data da virada do ano novo, que seria o 12°mês do calendário lunar é chamado de La Yue - 腊月 -, e o mês que começa o ano é chamado de ZhengYue - 正月.
Por ser o 12°mês do calendário lunar, é claro o La Yue é contado 30 dias antes do dia que inicia o ano novo, por exemplo neste ano de 2017 o ano novo começa no dia 28 de janeiro (calendário gregoriano), dia 27 de janeiro é o último dia do La Yue.
O primeiro dia do Zheng Yue, será dia 28 de janeiro (calendário gregoriano), e se chama Chu Yi - 初一, o segundo dia de Chu Er - 初二, o terceiro de Chu San - 初三, e assim por diante. Esses caracteres descritos depois do Chu, são números que significam um, dois e três, até o dia 15 chamado de Chu ShiWu - 初十五, onde se encerra o período do ano novo. Depois de encerrado o ano novo, as datas do calendário continua normalmente.
Publicado por :
Daniel Botura, vive na China desde 2007. Começou seus estudos sobre a China em 2002, quando conheceu a arte marcial chinesa, o kung-fu. Após vários anos treinando o estilo Louva-a-Deus, 螳螂 em chinês, e o boxe chinês, 散打,iniciou o estudo no sistema Wing Chun,永春, do Gran Mestre Yp Man. Formado em Rádio e TV, na UMESP e em língua chinesa na BLCU, em Pequim. Casado com uma chinesa local, é diretor geral da DBC SOLUTIONS, sua própria empresa de consultoria e trading na China.www.dbcsolutionschina.com
www.facebook.com/conhecendoachinadeverdade
Nenhum comentário:
Postar um comentário