segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

YUAN XIAO JIE - 元宵节

Conhecendo a China, DE VERDADE! Yuan Xiao Jie - 元宵节


Acredito que a maioria das pessoas pensem que as comemorações do ano novo chinês acaba em alguns dias já na primeira semana. Mas não, acaba somente hoje. 




O ano novo chinês é baseado pelo calendário lunar, tendo 15 dias no total. O primeiro dia do ano é chamado Chu 1 - 初 1. Hoje exatamente é o chamado Zheng Yue Chu 15 - 正月初15, que quer dizer o décimo quinto dia do primeiro mês do ano, começado a contar a partir do Chu 1 - 初 1.

O décimo quinto dia é quando se comemora o Yuan Xiao Jie - 元宵节, conhecido como o ´Festival da Lanterna`. É o mais importante feriado após o ano novo, com quase 2000 anos de história, iniciado na Dinastia Qin. Ainda pode ser chamado de Shang Wan Jie - 上完节, Deng Jie - 灯节, e outras denominações.



Normalmente no Yuan Xiao Jie come-se Tang Yuan - 汤圆, que são bolinhos de arroz glutinoso com sabor doce, como amendoim, gergelim e outros sabores. Mas esse modo de preparo e sabor pode mudar de região para região na China. 


Tang Yuan

Além de ter as bonitas lanternas vermelhas e comer os saborosos Tang Yuan, ainda existem outros costumes e divertimentos durante o feriado. Logo pela manhã já começam os fogos de artifícios, além de realizarem durante o dia a dança do leão, dança do dragão e caligrafia.


É muito famoso nessa data a adivinhação de enigmas, MiYu - 谜语 em chinês. Normalmente estão escritos nas lanternas ou em uma tiras de papel que fica colado nas lanternas, caso saiba a resposta ainda pode ganhar prêmios.



Publicado por :


Daniel Botura, vive na China desde 2007. Começou seus estudos sobre a China em 2002, quando conheceu a arte marcial chinesa, o kung-fu. Após vários anos treinando o estilo Louva-a-Deus, 螳螂 em chinês, e o boxe chinês, 散打,iniciou o estudo no sistema Wing Chun,永春, do Gran Mestre Yp Man. Formado em Rádio e TV, na UMESP e em língua chinesa na BLCU, em Pequim. Casado com uma chinesa local, é diretor geral da DBC SOLUTIONS, sua própria empresa de consultoria e trading na China. 
www.dbcsolutionschina.com

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

VILAREJO BANLIANG - 板梁村

Conhecendo a China, DE VERDADE! Vilarejo BanLiang - 板梁存


O vilarejo BaiLiang fica localizado na cidade de ChenZhou, sudoeste da provícia de Hunan.

Planejamos a viagem para ficarmos total de 3 dias na província, sendo o vilarejo Ban Liang apenas um de nossos destinos,e apenas o primeiro deles. De Shenzhen, de onde saimos, leva aproximadamente 5 à 6 horas de carro, uns 500 kms de distância.


No caminho para ChenZhou

Apesar de haver bastante placas na proximidades indicando os lugares de visitação turística, não foi tão fácil de achar o vilarejo, tivemos que pergutar para moradores locais, até porque no GPS também não achamos.


O vilarejo Ban Liang começou a ser construída na Dinastia Song, mais de 600 anos atrás.

Aqui nesse local é onde as mulheres ao fim do dia subiam para esperar seus maridos voltarem do trabalho. É o ponto mais alto do vilarejo com uma visão privilegiada.




Vista do vilarejo

Rio que corta a entrada do vilarejo

Na época foi o irmão de um imperador chamado Liu Bang 刘邦 que chegou ao local, e os sobrenomes dos moradores do vilarejo são todos Liu.


Com uma área de 3km2, tem uma população de aproximadamente 2 mil habitantes.


Local de trabalho dos líderes do vilarejo


Há plantação de graõs e tabaco no local para a sobrevivência dos moradores locais.



Existem muitas atividades culturais também por lá. Dentro dessa sala podemos ver algum dos materias usados para os eventos. Esse é usado para a dança do leão, 耍狮子 em chinês.





Antigo auditótio do vilarejo. Hoje é o central dos visitantes

Para entrar no local tem que comprar um ingresso que custa aproximadamente 35 RMB, U$ 5, onde tivemos um guia local para acompanhar-mos em toda a visita.


No vilarejo ainda há 360 casas da Dinastia Ming e Qing ainda muito bem preservadas.







Pagoda da Dinastia Qing




Existe também a possibilidade de pegar o trem de alta velocidade, inclusive ele passa muito perto do vilarejo, de onde dá para ver e escutá-lo quando passa.


Publicado por :

Daniel Botura, vive na China desde 2007. Começou seus estudos sobre a China em 2002, quando conheceu a arte marcial chinesa, o kung-fu. Após vários anos treinando o estilo Louva-a-Deus, 螳螂 em chinês, e o boxe chinês, 散打,iniciou o estudo no sistema Wing Chun,永春, do Gran Mestre Yp Man. Formado em Rádio e TV, na UMESP e em língua chinesa na BLCU, em Pequim. Casado com uma chinesa local, é diretor geral da DBC SOLUTIONS, sua própria empresa de consultoria e trading na China. 
www.dbcsolutionschina.com

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

ANO NOVO CHINÊS - A NOITE QUE ANTECEDE A VIRADA 除夕

Conhencendo a China, DE VERDADE! ANO NOVO CHINÊS - A NOITE QUE ANTECEDE A VIRADA 除夕


Hoje em dia acredito que o ano novo chinês já está conhecido nas maiorias dos países do mundo.

O ano novo chinês é comemorado através do calendário lunar.

Esse ano de 2016 é o ano do macaco.

Neste blog vou mostrar como é o chamado Chu Xi - 除夕, a noite que antecede a virada do ano novo.

Há um costume muito antigo que diz que na virada da noite não se deve dormir, para receber um ano novo que está chegando, essa tradição chama Shou Sui - 守岁 em chinês. Algumas pessoas ainda não dormem nessa noite.

Normalmente os chineses tem o costume de voltar para suas casas no ano novo para o Nian Ye Fan - 年夜饭, que é o jantar da noite do ano novo com os familiares, e passar todo o feriado. Em geral nesta data todos preparam um prato com peixe, que representa o provérbio chinês Nian Nian You Yu - 年年有余, sendo o significado de que o ano todo terá tudo em abundância

Mas o que tem a ver esse provérbio com o peixe? O último caracter Yu - 余, apesar do caracter ser diferente, tem a mesma pronúncia de peixe - 鱼, então usam o peixe como uma forma de representar essa fartura.

Mas os modos das comemorações tem mudado também. Hoje em dia muitos chineses estão usando outras formas para comemorar, como viajar.

E também muitos preferem ir à restaurantes devido a facilidade, pois reunir muitos familiares e fazer o jantar para todos fica cansativo.

E foi assim que fizemos também com alguns amigos que nos convidaram em Shenzhen.

Devido a quantidade de pessoas que preferem ir à restaurantes, precisa ser reservado com antecedência. Nós tivemos uma sala privativa.


Entrada da sala de jantar




Após a farta refeição ainda tem o famoso JiaoZi - 饺子, que são uns bolinhos com recheio de verduras, carne, camarão, legumes e outros sabores. 


JiaoZi


Também não pode esquecer do Bai Jiu - 白酒, bebida , com teor alcoólico entre 30% e chegando até 70%, muito comum na China e no Ano Novo Chinês. Durante o jantar antes de fazer o brinde sempre dizem algumas frases desejando algo para os familiares e amigos, além de Xin Nian Kuai Le - 新年快乐 que significa Feliz Ano Novo, Shen Ti Jian Kang - 身体健康 que significa Boa Saúde e Sheng Huo Xing Fu - 生活幸福 que significa Vida Feliz.
Caso tenha alguem que faça negócio pode se usar o Gong Xi Fa Cai - 恭喜发财, significa Parabéns pelo Enriquecimento e para casal que se casaram há pouco tempo pode usar Zao Sheng Gui Zi - 早生贵子, que quer dizer Tenha Filhos Logo.





As crianças recebem o Ya Sui Qian - 压岁钱, que é um Hong Bao - 红包 que significa envelope vermelho, com dinheiro. O Ya Sui Qian é sempre entregue pela geração anterior como pais, avôs e tios. Amigos da família também presenteiam as crianças caso se encontrem no período do ano novo. Na verdade muitos chineses recebem mesmo quando adulto, até antes de casarem.




Após a refeição voltamos para a casa dos amigos que nos convidaram para assistir o Chun Jie Wan Hui - 春节晚会. O Chun Jie Wan Hui é um programa de variedades com música, dança, Xiao Pin que é parecido com peças teatrais e outros. Transmitido por vários canais do país, o programa que começa as 20 hrs e termina as 00 hrs. Os chineses gostam de assistir reunidos em família.







Também é muito famoso na China o Xiao Pin - 小品, que são umas peças de curta duração, normalmente voltadas para a comédia.





Durante o programa continua-se comendo. Normalmente tem muito tipo de sementes, como de girassol, amendoins, docinhos chineses e frutas, acompanhado de chá e suco.



Depois quando é 00:00 horas muita gente sai às ruas para soltar fogos.

Publicado por : 



Daniel Botura, vive na China desde 2007. Começou seus estudos sobre a China em 2002, quando conheceu a arte marcial chinesa, o kung-fu. Após vários anos treinando o estilo Louva-a-Deus, 螳螂 em chinês, e o boxe chinês, 散打,iniciou o estudo no sistema Wing Chun,永春, do Gran Mestre Yp Man. Formado em Rádio e TV, na UMESP e em língua chinesa na BLCU, em Pequim. Casado com uma chinesa local, é diretor geral da DBC SOLUTIONS, sua própria empresa de consultoria e trading na China.
www.dbcsolutionschina.com 

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

FESTA DE FIM DE ANO CHINESA

Conhecendo a China, DE VERDADE! Festa de fim de ano chinesa


Na China as empresas também comemoram entre os funcionários o final de mais um ano de trabalho. 

O motivo prinicipal é motivar os funcionários afim de melhorar cada vez mais o desempenho dentro da empresa.

Normalmente é comemorado antes do ano novo chinês.

Em algumas empresas os departamentos de RH e administrativo que ficam responsável pela organização de tudo.

Os próprios funcionários também podem discutir entre si como será a festa. E é levado muito a sério. Em muitas empresas essa comemoração ainda é observado e contado ponto para o pessoal responsável pela organização.






Nas festas comemorativas de fim de ano normalmente reservam um restaurante ou um grande salão, enfim um local onde possa ter as mesas redondas para o jantar, e um espaço para as apresentações dos funcionários.




Quando está chegando perto da data eles estão sempre até mesmo em horário de trabalho arrumando um tempo para fazer os ensaios. 

Normalmente todos participam inclusive os chefes. 




Em alguns casos podem escolher outro tipo de comemoração como durante o jantar ter algum tipo de jogo e competição com cartas, e até mesmo com a bebida, muito forte na cultura chinesa, onde o ganhador recebe dinheiro vivo dos chefes das empresas.

Alguns preferem cantar, outros dançar, ou até mesmo fazer uma breve apresentação de algum espetáculo cultural. Competições como pular corda também existe.



Publicado por : 


Daniel Botura, vive na China desde 2007. Começou seus estudos sobre a China em 2002, quando conheceu a arte marcial chinesa, o kung-fu. Após vários anos treinando o estilo Louva-a-Deus, 螳螂 em chinês, e o boxe chinês, 散打,iniciou o estudo no sistema Wing Chun,永春, do Gran Mestre Yp Man. Formado em Rádio e TV, na UMESP e em língua chinesa na BLCU, em Pequim. Casado com uma chinesa local, é diretor geral da DBC SOLUTIONS, sua própria empresa de consultoria e trading na China.
www.dbcsolutionschina.com 

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

CONSTRUÇÕES

Conhecendo a China, DE VERDADE! CONSTRUÇÕES



Vamos falar um pouco mais especificamente da cidade de Shenzhen, que é onde vivo hoje.

A cidade de Shenzhen esta entre as 4 maiores da China. Hoje com aproximadamente 18 milhões de pessoas.

Há mais ou menos 30 anos atrás a cidade de Shenzhen era uma vila de pescadores, agora devido ao seu crescimento e demanda, as construções não param.






Na área que moro chama Long Hua Xin Qu 龙华新区 em chinês, traduzindo para o portugês seria ´Nova Área de Long Hua`. Esse local apesar de estar ainda em desenvolvimento, tem uma excelente localização. Olhando no mapa da cidade encontrará LongHua no centro dele. 


Foto tirada aprox. 23 horas em frete a obra que continuava trabalhando


O condomínio que moro é o único grande que está pronto na região. Mas nas redondezas devem ter por volta de 8 a 10 condomínios em construção, e todos de grande porte, acredito ter ums 8 a 10 prédios em média em cada um deles.



Condomínio em construção no Long Hua


Além de é claro predios comercias, shoppings e lojas.

Como a maioria dos prédios construídos são altos 25 até passando de 30 andares. Em uma rápida conta podemos chegar a conclusão que em breve esse local terá um aumento de 20 a 30 mil pessoas.

Mas claro não é só nesse bairro que as construções andam a todo vapor. Até nos locais já mais desevolvidos também se pode ver muitos guindastes.









Apesar de com certeza existir regras para essas construções, a sensação que dá para quem mora no país é que não existe regra nenhuma em relação aos horários, pois começam e terminam a hora que querem, finais de semana, feriado, de noite e de madrugada, enfim quando bem entenderem. Raramente alguém reclama de barulho.


Publicado por :


Daniel Botura, vive na China desde 2007. Começou seus estudos sobre a China em 2002, quando conheceu a arte marcial chinesa, o kung-fu. Após vários anos treinando o estilo Louva-a-Deus, 螳螂 em chinês, e o boxe chinês, 散打,iniciou o estudo no sistema Wing Chun,永春, do Gran Mestre Yp Man. Formado em Rádio e TV, na UMESP e em língua chinesa na BLCU, em Pequim. Casado com uma chinesa local, é diretor geral da DBC SOLUTIONS, sua própria empresa de consultoria e trading na China.
www.dbcsolutionschina.com 

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

CONFÚCIO - 孔子

Conhecendo a China, DE VERDADE - Confúcio


Confúcio, seu nome verdadeiro era Kong Qiu 孔丘, nasceu no chamado Período Outono-Primavera 春秋时期, no país com o nome de ´Lu`, em chinês 鲁国, hoje província de ShanDong cidade de QuFu, em 551 A.C.. Naquela época a China ainda não tinha sido unificada pelo Imperador Qin Shi Huang. Confúcio era também chamado de Kong Fu Zi, 孔夫子, por respeito. Os caractereres 夫子 FuZi, na época poderia ser usado para estudiosos e professores cultos.






Mapa de LuGuo


Foi um grande e muito famoso pensador, ensinador e o fundador do Confucionismo. Os seus pensamentos tem muita influência para os chineses até hoje.

Confúcio teve uma infância pobre e difícil. Aos 3 anos de idade perdeu seu pai, logo depois sua mãe veio a falecer também. Desde pequeno começou a trabalhar. Mas também gostava muito de estudar, com propósito de fazer algo pelo seu país, e aprendeu muito sobre as chamadas seis ´etiquetas`, 礼 Li - que significa educação, 乐 Yue - música, 射 She - tiro de arco e flecha, 御 Yu - como dirigir carro movido a cavalos, as charretes da época, 书 Shu - escrita chinesa e 数 Shu - matemática.




Como gostava muito de aprender, não tinha problemas em buscar ajuda quando não sabia, e assim percorria vários outros países, hoje todos territórios chinês, em busca de sábios conhecedores. Com isso Confúcio ficou conhecido. Alguns anos depois começou a receber muitas pessoas querendo ser seu aluno, e foi daí que fundou a sua ´escola particular`. Muitos dizem que Confúcio foi o primeiro professor, pelo motivo de ter sua própria escola. Com seu método chamado ´因材施教` Yin Cai Shi Jiao, de acordo com característica e nível de cada estudante, usar diferentes metodologias de ensino. Confúcio teve aproximadamente 3000 alunos.

Aos 50 anos de idade fazia parte dos líderes de seu país, onde fez um bom trabalho mostrando suas habilidades políticas. 




Mais tarde, perdeu a esperança no Imperador e em outros líderes de seu país, e desistiu do cargo, seguindo o caminho do ensino. Levou os seus alunos a todos os países próximos na época, para divulgar sua política e na esperança que todos pudessem aceitar e usar seu método e idéia. 

Depois de mais de 10 anos percorrendo, a aceitação entre os outros países não foi boa, e retornou ao seu país de origem. 

Mesmo aos 68 anos de idade não parava de estudar e ensinar, e ao mesmo tempo ainda organizava e editava livros antigos da época. 

Esse seu trabalho foi importantíssimo para guardar e transmitir a culura antiga da China. 

Aos 73 anos de idade Confúncio vem a falecer em seu país de origem.

Depois de 2 anos de seu falecimento, o Imperador transformou sua casa no Templo Confúcio.


Templo Confúcio


O núcleo de pensamento de Confúncio é Ren 仁 , Zhong 忠 e Xiao 孝, que são respectivamente amor as pessoas, lealdade e respeito aos mais velhos.

Confúcio chegou a começar a escrever um livro que os seus alunos terminaram, chamado Lun Yu, 论语. Hoje já se pode ler a versão traduzida para o literário usado atualmente.








Publicado por :


Daniel Botura, vive na China desde 2007. Começou seus estudos sobre a China em 2002, quando conheceu a arte marcial chinesa, o kung-fu. Após vários anos treinando o estilo Louva-a-Deus, 螳螂 em chinês, e o boxe chinês, 散打,iniciou o estudo no sistema Wing Chun,永春, do Gran Mestre Yp Man. Formado em Rádio e TV, na UMESP e em língua chinesa na BLCU, em Pequim. Casado com uma chinesa local, é diretor geral da DBC SOLUTIONS, sua própria empresa de consultoria e trading na China.
www.dbcsolutionschina.com