terça-feira, 26 de janeiro de 2016

VIAJANDO DE TREM BALA

Conhecendo a China, DE VERDADE! VIAJANDO DE TREM BALA


Hoje vamos conhecer como se viaja em um trem de alta velocidade, o chamado ´trem bala` na China. Esse trecho é de Shenzhen-Guangzhou, Guangzhou-Shenzhen, todas as cidades na província de Guangdong, no sul da China.

O bilhete do trem pode ser comprado direto na estação ferroviária e em pontos de venda espalhado pela cidade. Se preferir pode comprar pela internet, no site oficial da companhia de trem e também por sites locais de venda de passagem.

Caso seja comprado pela internet quando chegar na estação poderá retirar no guichê, e se tiver a identidade chinesa também existem algumas máquinas onde pode retirar direto de lá.

Lembrando que isso é feito 99,9% em chinês.


Guichê para compra, retirada e devolução de bilhetes dentro da estação


Esses são os bilhetes de trem.





Dependendo a cidade que irá precisa comprar antecipadamente o bilhete. Os chineses tem muito costume de andar de trem e ainda mais agora com os novos trens onde é muito mais rápido e confortável.

ENTRANDO NA ESTAÇÃO

Normalmente vai ser checado seu bilhete onde tem o nome e o número do documento de quem irá utilizá-lo juntamente com o seu documento. 



Local onde sesrá conferido bilhete e documenrto para entrada na estação


O próximo passo é vistoriar as bagagens na máquina. Caso não tenha bagagens, só fazem uma rápida revista com detector de metal.


Fila para revistar bagagens


Dentro das estações existem alguns painéis como este onde terá informação total de cada partida.




Normalmente as estações do trem bala são modernas e bem mais limpas do que as antigas. Com restaurantes, redes de fast-food e lojas de conveniência.


Estação norte de ShenZhen



COMO PEGAR O TREM


Fila para apresentar o bilhete


Entrada para a plataforma do trem bala






Em todos os vagões encontrará essa tela com as informações do trem. O número 15 representa o vagão.






Os vagões ainda estão identificados na parte externa qual a classe.






POR DENTRO DO TREM


Uma das portas de entrada do trem




Classe Executiva




Primeira Classe


Segunda Classe



Em alguns momentos ele chega a 303km/h.



Chegando em quase sua velocidade máxima


Normalmente se for bagagem pequena pode se colocar em um compartimento dentro dos vagões acima dos acentos como se pode ver nas fotos acima. Para malas maiores não é permitido, por isso há esse compartimento.


Local para guardar bagagens 

O chinês tem costume de tomar água quente, e até mesmo usá-la para o chá. Por isso cada vagão tem um local para pegar água, normalmente levam cada um seu próprio copo.





Suporte para pendurar roupa e bolsa.





Ainda pode ter o conforto de uma tomada para carregar computador, celular e outros.





Além de apoio para os pés nos acentos da primeira classe.






Vista externa durante o percurso.





Os banheiros se encontram nas ligações de um os vagão para o outro. Não é permitido fumar dentro do trem.

Uma passagem para esse trecho varia de U$ 12 à U$ 15 para primeira e segunda classe. A executiva como é muito rápido apenas aproximadamente 30 minutos, não compensa.


Publicado por :


Daniel Botura, vive na China desde 2007. Começou seus estudos sobre a China em 2002, quando conheceu a arte marcial chinesa, o kung-fu. Após vários anos treinando o estilo Louva-a-Deus, 螳螂 em chinês, e o boxe chinês, 散打,iniciou o estudo no sistema Wing Chun,永春, do Gran Mestre Yp Man. Formado em Rádio e TV, na UMESP e em língua chinesa na BLCU, em Pequim. Casado com uma chinesa local, é diretor geral da DBC SOLUTIONS, sua própria empresa de consultoria e trading na China.
www.dbcsolutionschina.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário