terça-feira, 12 de janeiro de 2016

VILAREJO PENG CHENG - 鹏城村

Conhecendo a China, DE VERDADE - Vilarejo Peng Cheng - 鹏城村


Quando se fala em Shenzhen, muitas pessoas logo associam a uma cidade nova e sem história. Sim, em certo ponto é verdade, Shenzhen há aproximadamente 30 anos atrás era uma vila de pescadores, e hoje já é uma das 4 maiores da China, realmente um crescimento extremamente rápido. 


Mas há história sim na cidade também. É o vilarejo Peng Cheng, em chinês 鹏城村.


Entrada principal com o nome da localidade

Depois de quase 2 anos em Shenzhen, em 2014 fomos visitar o local e realmente me surpreendeu ao saber que na cidade existem locais desse tipo. É uma das poucas localidades na província de Guangdong que pode se encontrar esse tipo de construção e arquitetura.


Durante visita em 2014

Fomos de carro e levamos aproximadamente 1 hora até chegarmos ao local, saindo da cidade. Aproxidamente 50 kms de distância.

Chegando no local não havia tantas pessoas mesmo sendo final de semana, e até conseguimos parar o carro dentro do estacionamento que há meio improvisado próximo da porta de entrada.


O vilarejo Peng Cheng está localizado no distrito de LongGang, cidade de Shenzhen. Com mais de 600 anos de história e com uma área de 10.000m2, é um local protegido pelo país, 


A construção comecou na Dinastia Ming em 1394, e serviu para Dinastia Ming e Qing para combater ataque de estrangeiros nos mares do sul da China, inclusive durante a Guerra do Ópio.




Entrada Principal


Como era uma cidade da época, para a proteção foram construídos 4 muros em sua volta, o leste com 306 metros de comprimento, o sul com 255 metros, o oeste com 318 metros e e o norte com 361 metros. A parede oeste não existe mais.


Casa dentro do vilarejo




Os portões leste e sul são os melhores conservados, sendo o que o norte foi fechado durante a Dinastia Qing.





Há alguns restaurantes no local também para poder se alimentar. A visitação é gratuita.  



Publicado por :

Daniel Botura, vive na China desde 2007. Começou seus estudos sobre a China em 2002, quando conheceu a arte marcial chinesa, o kung-fu. Após vários anos treinando o estilo Louva-a-Deus, 螳螂 em chinês, e o boxe chinês, 散打,iniciou o estudo no sistema Wing Chun,永春, do Gran Mestre Yp Man. Formado em Rádio e TV, na UMESP e em língua chinesa na BLCU, em Pequim. Casado com uma chinesa local, é diretor geral da DBC SOLUTIONS, sua prórpia empresa de consultoria e trading na China.
www.dbcsolutionschina.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário